RELATO DA DIRETORIA.

20/03/2013 18:02

 

 

No dia 15 de dezembro de 2012 foi realizada uma assembleia eleitoral, com vistas a formar uma nova diretoria da AGB seção local Rio de Janeiro. Naquele momento, a preocupação era de dar novo folêgo à seção, que havia terminado a última gestão de forma desgastada. Isso porque grande parte dos membros da diretoria, do biênio 2010-2012, haviam pouco a pouco se distanciado do cotidiano e das atividades da seção por motivos diversos.

 

Chegamos ao final de 2012 com apenas 2 ou 3 pessoas tocando as atividades da seção local, por isso, apenas as questões burocráticas foram mantidas em dia, como a prestação de contas e a associação de novos membros. Não havia condições para darmos prosseguimento àquilo que a AGB se propõe, isto é, ser uma entidade combativa, que acompanha o cotidiano da cidade, intervindo e propondo ações políticas para os problemas, por meio, principalmente, dos estudos e práticas oriundos dos Gts.

 

Assim, expomos publicamente nossos problemas e organizamos atividades, ainda no Encontro Nacional de Geógrafos, ocorrido em julho de 2012, em Belo Horizonte, com vistas a chamar os geógrafos cariocas presentes ali, a fazerem parte deste processo tão importante que é a construção da seção local. As reuniões, para nossa satisfação, eram sempre cheias e repletas de ricos debates. Percebemos então que um dos nossos pontos fracos era a comunicação, precisávamos aprimorar essa ferramenta, para garantir que todos e todas pudessem acompanhar e contruir a AGB. Foi com essa promessa, de reformulação dos pontos fracos da gestão anterior, que a nova gestão assumiu em dezembro de 2012.

 

O processo eleitoral contou com a presença dos membros dos Gts de Urbana, Agrária, Ensino e Meio Ambiente. Foi possível, a partir do debate, entender como a gente deveria se organizar e quais seriam nossas principais frentes de luta. A nova chapa foi assim composta:

 

Isabella Vitória C. P. Pedroso - Diretora

Pedro Henrique O. Gomes – Vice Diretor

Paulo Alentejano (Chinelo) – Primeiro Secretário

Julia Berezevoya – Segunda Secretária

Luis Henrique Ribeiro (Marola) – Primeiro Tesoureiro

Luiza Chuva – Segunda Tesoureira

Leon Diniz – Comissão de Comunicação

Guilherme Monteiro – Comissão de Comunicação

Marcio Berbat – Coordenação de Publicação

Marilza – Vice coordenadora de publicação

 

Importante dizer que juntamente com a composição da chapa da diretoria, houve também a rearticulação do GT Urbana, cuja pauta principal é a mobilidade urbana. Dessa forma, a nova chapa da AGB RIO pretende

  • organizar o setor de comunicação, visando maior contato com os associados;

  • estabelecer uma relação mais próxima com o departamento de geografia da UERJ Maracanã, visando garantir um espaço adequado para o funcionamento da seção local;

  • realizar atividades e debates, objetivando fortalecer a discussão entre os associados bem como, propor ações porpositivas no espaço fluminense.

 

Ainda há muito o que se fazer. Por isso, contamos com a participação e apoio de todos e todas nesse importante processo que é a construção interminável da AGB RIO. À luta, portanto!

Voltar

Contato

AGB-Rio
A AGB Rio se localiza na UERJ Maracanã
::: Rua São Francisco Xavier, 524. 4º Andar, Sala 4035 D. Maracanã, Rio de Janeiro, RJ :::