Resumo de todas as atividades realizadas no ano de 2015

31/12/2015 00:00

Resumo de todas as atividades realizadas no ano de 2015

É com grande satisfação que a diretoria da Associação de Geógrafos Brasileiros – Seção Rio de Janeiro completa mais uma jornada apresentando um resumo de todas as atividades realizadas no ano de 2015.

AGB nas Universidades 
UERJ, 1/9/2015 – Calourada – Mesa: Pré- Fala Professor - Espaço, Escola e política: para onde vai o ensino de geografia? Atividade preparatória para o Fala-Professor, realizado em Catalão em outubro, com o objetivo fomentar a discussão em torno do tema do encontro, tão caro para nós geógrafos-professores, por questionar a finalidade do ensino de geografia e a existência de disciplina geografia, tendo em vista as conjunturas da discussão sobre a base nacional comum curricular.

Crise econômica, políticas públicas e luta de classes: Qual o papel da mulher na atualidade? 
A mulher exerce um papel fundamental em nossa sociedade, ocupa grandes cargos como a presidência da republica, mas mesmo assim vive uma luta frequente contra a opressão de gênero. Por isso a necessidade da discussão e comparação em torno da função que as mulheres operárias desempenham no Brasil e na Rússia.

UERJ, 18/9/2015 – Mesa: Corporações, extrativismo e direitos humanos - os casos do Brasil e Equador (AGB, MAB e Asduerj). 
As corporações globais como é o caso da Texaco que extrai petróleo ao mais baixo custo possível e criminosamente despreza os direitos humanos e a natureza, além da crescente dependência do Brasil da exportação de produtos minerais e agropecuários e como isto impacta populações camponesas, indígenas e quilombolas nortearam a discussão dessa mesa.

UERJ, 29/9/2015 – Semana de geografia – Mesa: A cidade no contexto dos mega eventos e remoções. A Cidade do Rio de Janeiro vive a realidade das remoções e desapropriações de comunidades para dar lugar à especulação imobiliária, uma historia outrora conhecida pela população carioca, mas que vem se exacerbando com os mega eventos.

UFRJ, 10/11/2015 – Debate: A Base Nacional Comum Curricular e o futuro da geografia (AGB-Rio e AGB-Niterói). 
Na reta final para o término da elaboração do projeto da Base Nacional Comum Curricular, projeto que irá interferir diretamente no conteúdo ministrado em sala de aula e que ataca a autonomia do professor, colocamos em discução o futuro da geografia na educação brasileira.

Grupos de Trabalhos 
GT Agrária

Em 2015, o Grupo de Trabalho de Assuntos Agrários (GT Agrária-ABG’s Rio e Niterói) aprofundou sua atuação junto aos agricultores e o MAB (Movimento do Atingidos por Barragens) na resistência contra a construção da Barragem do Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu, tida com obra prioritária pelo governo estadual por conta da “crise hídrica”. Participamos de manifestações, audiências públicas e trabalhos de campo além de esforços junto a outras entidades para construção de proposta de alternativas à construção da barragem a ser encaminhada ao governo estadual. Além dessa, que foi nossa principal luta, estivemos representando a AGB em eventos tais como a Caravana Agroecológica pelo estado do Rio, a Feira Estadual da Reforma Agrária e enviamos representante para Caravana do Rio Doce, marcada para 18 de dezembro, em Belo Horizonte, para denunciar o impacto da lama da Samarco sobre o campesinato mineiro.

GT cidade urbano 
A seção local, na tentativa de estimular atividades voltadas para a discussão da questão urbana e da cidade, buscou se articular e apoiar atividades desenvolvidas no comitê popular da copa e das olimpíadas do Rio de Janeiro. A presença nesse espaço foi especialmente importante para a composição de uma mesa da semana de geografia – A cidade no contexto dos mega eventos e remoções – organizada pela agb rio. A local ainda tentou apoiar e divulgar propostas, como os dossiês organizados pelo comitê.

GT Educação & Ensino
A seção local, na tentativa de estimular atividades voltadas para a discussão da questão da educação no Rio de Janeiro e no Brasil, debruçou-se sobre a Base Nacional Comum Curricular articulando debates como as mesas na UERJ e UFRJ, além de participar dos debates durante o encontro Fala Professor que teve como mote um duplo questionamento na forma de provação. “De um lado, se questiona a finalidade, ou sentido, do Ensino de Geografia no atual contexto, carregado de desafios e limites para prática docente, nos mais variados âmbitos. De outro, se coloca em xeque, intencionalmente de forma alarmista, a própria existência da disciplina geográfica na educação básica, tendo em vista os impactos das políticas educacionais sobre as Ciências Humanas e o Currículo do Ensino Médio”.

Participação em RGC
Com a regularidade de realização ocorrendo a cada três meses, a RGC (Reunião de gestão coletiva), reflete a busca pela forma horizontal que a instituição tenta gerir suas demandas e atividades. A local Rio de Janeiro se fez presente oficialmente, enviando delegados, em três RGC:

121ª RGC que foi realizada nos dias 06, 07 e 08 de março de 2015, na cidade de Niterói-RJ.

122ª RGC que foi realizada nos dias 05, 06 e 07 de Junho de 2015, na cidade de Catalão-GO

 

123a RGC realizada entre os dias 04 e 07 de setembro, em São Luís - MA

Voltar

Contato

AGB-Rio
A AGB Rio se localiza na UERJ Maracanã
::: Rua São Francisco Xavier, 524. 4º Andar, Sala 4035 D. Maracanã, Rio de Janeiro, RJ :::