A Cidade
07/06/2010 18:37
Porto Alegre, multicultural por natureza
Um conjunto de múltiplas expressões, de variadas faces, origens étnicas e religiosas faz de Porto Alegre um raro espaço onde os contrastes e a diferença são bem acolhidos e sempre bem-vindos. A cidade foi fundada em 1772 por casais portugueses açorianos. Ao longo dos séculos seguintes, acolheu imigrantes de todo mundo, em particular alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses e libaneses, entre católicos, judeus, protestantes e muçulmanos.
Assim é Porto Alegre, multicultural por natureza, terra de grandes escritores, intelectuais, artistas e políticos que marcaram a história do Brasil. A cidade, que é capaz de produzir e sediar eventos de grande porte, com expressão nacional e internacional, é também a capital que projetou do Estado do Rio Grande do Sul para o mundo jogadores de futebol como Ronaldinho e Pato, campeões olímpicos como Daiane dos Santos e João Derly, e celebridades como a übermodel Gisele Bündchen.
Portão de entrada de turistas no Estado e a apenas 120 quilômetros da aprazível Serra Gaúcha, Porto Alegre é um movimentado pólo de serviços e de infraestrutura de qualidade reconhecidas, base de grandes empresas nacionais e internacionais e um dos principais destinos de eventos internacionais no Brasil.
Informações Gerais
Fundação oficial: 26 de março de 1772
Localização: Latitude S - 30º / Longitude W - Greenwich 51º.
Capital mais meridional do Brasil.
Altitude: 10m
Área: 497 km2
População: 1.436.123 habitantes (Fonte: Estimativa IBGE/2009)
Indicadores
IDH: 0,865 (Capital com os melhores índices de educação, longevidade e renda o Brasil/ONU 2000)
Expectativa de vida- 71,59 anos
Crescimento da população- 1,25% ao ano
População alfabetizada- 96,55%
Coleta de esgoto- 87%
Abastecimento de água- 100%
Abastecimento de energia elétrica- 99,8%