Assine a Carta Aberta da Comunidade Geográfica Brasileira sobre a Reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Geografia

13/12/2020 21:56

Assine a Carta aberta da comunidade geográfica brasileira sobre a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Geografia

Estimada comunidade geográfica brasileira,

Está em pauta a proposta preliminar 1 das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para Geografia. Tal proposta é datada de 01/09/2020, mas o chamamento é de 13/10/2020 e, segundo este último, até o dia 20/12/2020 o Conselho Nacional de Educação (CNE) aceitará contribuições sobre a referida proposta.

Entendemos que todo o processo foi atropelado, sem diálogo com a comunidade geográfica e ainda realizado em meio a pandemia da COVID-19. Assim, a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) redigiu um documento solicitando, dentre outras medidas, a suspensão imediata do Edital de chamamento de 13 de outubro de 2020 e, por consequência, o cancelamento do cronograma vigente.

O Documento intitulado “Carta aberta da comunidade geográfica brasileira sobre a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Geografia” pode ser acessado clicando aqui.

A carta pode ser assinada por toda a comunidade geográfica clicando aqui (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdrfaVVvZJ66UfZ7eZQmOWf-8EOGDWeMvkT0H77JXscsoVmTQ/alreadyresponded)

As assinaturas serão coletadas até o dia 17/12 (quinta-feira) e o documento será encaminhado ao Conselho Nacional de Educação.

É muito importante a participação de todas(os) para a suspensão do processo e para restabelecimento do debate público que garanta o princípio da pluralidade e da representatividade e que, nesse sentido, envolva as instituições formadoras de profissionais de Geografia, pesquisadores do campo da ciência geográfica, estudantes de graduação e pós- graduação, associações científicas nacionais de representação da comunidade geográfica, movimentos sociais e sindicais.

Solicitamos ampla divulgação e estamos à disposição em caso de dúvidas.

Saudações AGBeanas

AGB-Rio
A AGB Rio se localiza na UERJ Maracanã
::: Rua São Francisco Xavier, 524. 4º Andar, Sala 4035 D. Maracanã, Rio de Janeiro, RJ :::