Que grade curricular queremos para 2025? Ato do SEPE-RJ apresenta uma contraproposta à grade da exclusão da SEEDUC-RJ

12/12/2024 11:44

Na última segunda-feira (09/12) a AGB-Rio esteve presente no ato público organizado pelo Grupo de Trabalho Ensino Médio (GT Ensino Médio) do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEPE-RJ).
 
“Que grade curricular queremos para 2025?” foi a pergunta motivadora do plebiscito realizado pelo GT que apresentou uma contraproposta à grade curricular da exclusão proposta pela SEEDUC-RJ. O SEPE reivindica, no mínimo, dois tempos de aula para todas as disciplinas da formação básica em todas as séries e mostrou ser possível na grade curricular proposta. A votação, que ocorreu entres os dias 27 de novembro e 2 de dezembro de 2024, recebeu respostas de cerca de 600 escolas estaduais do Rio de Janeiro e expôs a insatisfação de um grande número de atores da educação fluminense com a atual grade curricular: 97,4% dos votos válidos aprovam a grade curricular proposta pelo SEPE/RJ.
 
A mensagem se fez clara: o Novo Ensino Médio de novo não tem nada. Esse projeto apenas aprofunda as desigualdades educacionais no Brasil retirando dos estudantes do ensino público tempos de disciplinas do “ciclo básico” como Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Biologia, Física, Química e Línguas Estrangeiras. É um absurdo a SEEDUC-RJ manter essa matriz curricular que nega o acesso ao conhecimento necessário para realização do ENEM para jovens da classe trabalhadora, enquanto que em escolas de elite as disciplinas continuam sendo ofertadas. 
 
No ato público estiveram presentes representantes da Associação Brasileira de Imprensa, do Observatório Nacional da Violência contra Educadores, do Fórum de Gestão Democrática da Educação, do Fórum de Pré-Vestibulares Populares do RJ, da Associação dos Geógrafos Brasileiros e de outras diversas associações científicas do estado, que, juntos ao SEPE/RJ, firmaram um compromisso de luta por justiça curricular!
 
Convidamos, assim, todos os Geógrafos e Geógrafas a unir forças ao SEPE-RJ nas próximas etapas de luta contra a reforma do ensino médio e a grade curricular da exclusão. A AGB-Rio quer uma grade curricular que amplie as ferramentas crítico-reflexivas da juventude e as possibilite de competir por um acesso nas universidades públicas do Brasil.Na última segunda-feira (09/12) a AGB-Rio esteve presente no ato público organizado pelo Grupo de Trabalho Ensino Médio (GT Ensino Médio) do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEPE-RJ).  
A mensagem se fez clara: o Novo Ensino Médio de novo não tem nada. Esse projeto apenas aprofunda as desigualdades educacionais no Brasil retirando dos estudantes do ensino público tempos de disciplinas do “ciclo básico” como Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Biologia, Física, Química e Línguas Estrangeiras. É um absurdo a SEEDUC-RJ manter essa matriz curricular que nega o acesso ao conhecimento necessário para realização do ENEM para jovens da classe trabalhadora, enquanto que em escolas de elite as disciplinas continuam sendo ofertadas. 
“Que grade curricular queremos para 2025?” foi a pergunta motivadora do plebiscito realizado pelo GT que apresentou uma contraproposta à grade curricular da exclusão proposta pela SEEDUC-RJ. O SEPE reivindica, no mínimo, dois tempos de aula para todas as disciplinas da formação básica em todas as séries e mostrou ser possível na grade curricular proposta. A votação, que ocorreu entres os dias 27 de novembro e 2 de dezembro de 2024, recebeu respostas de cerca de 600 escolas estaduais do Rio de Janeiro e expôs a insatisfação de um grande número de atores da educação fluminense com a atual grade curricular: 97,4% dos votos válidos aprovam a grade curricular proposta pelo SEPE/RJ. 
No ato público estiveram presentes representantes da Associação Brasileira de Imprensa, do Observatório Nacional da Violência contra Educadores, do Fórum de Gestão Democrática da Educação, do Fórum de Pré-Vestibulares Populares do RJ, da Associação dos Geógrafos Brasileiros e de outras diversas associações científicas do estado, que, juntos ao SEPE/RJ, firmaram um compromisso de luta por justiça curricular!
Convidamos, assim, todos os Geógrafos e Geógrafas a unir forças ao SEPE-RJ nas próximas etapas de luta contra a reforma do ensino médio e a grade curricular da exclusão. A AGB-Rio quer uma grade curricular que amplie as ferramentas crítico-reflexivas da juventude e as possibilite de competir por um acesso nas universidades públicas do Brasil.

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