RELATO DA DIRETORIA.
20/03/2013 18:02
No dia 15 de dezembro de 2012 foi realizada uma assembleia eleitoral, com vistas a formar uma nova diretoria da AGB seção local Rio de Janeiro. Naquele momento, a preocupação era de dar novo folêgo à seção, que havia terminado a última gestão de forma desgastada. Isso porque grande parte dos membros da diretoria, do biênio 2010-2012, haviam pouco a pouco se distanciado do cotidiano e das atividades da seção por motivos diversos.
Chegamos ao final de 2012 com apenas 2 ou 3 pessoas tocando as atividades da seção local, por isso, apenas as questões burocráticas foram mantidas em dia, como a prestação de contas e a associação de novos membros. Não havia condições para darmos prosseguimento àquilo que a AGB se propõe, isto é, ser uma entidade combativa, que acompanha o cotidiano da cidade, intervindo e propondo ações políticas para os problemas, por meio, principalmente, dos estudos e práticas oriundos dos Gts.
Assim, expomos publicamente nossos problemas e organizamos atividades, ainda no Encontro Nacional de Geógrafos, ocorrido em julho de 2012, em Belo Horizonte, com vistas a chamar os geógrafos cariocas presentes ali, a fazerem parte deste processo tão importante que é a construção da seção local. As reuniões, para nossa satisfação, eram sempre cheias e repletas de ricos debates. Percebemos então que um dos nossos pontos fracos era a comunicação, precisávamos aprimorar essa ferramenta, para garantir que todos e todas pudessem acompanhar e contruir a AGB. Foi com essa promessa, de reformulação dos pontos fracos da gestão anterior, que a nova gestão assumiu em dezembro de 2012.
O processo eleitoral contou com a presença dos membros dos Gts de Urbana, Agrária, Ensino e Meio Ambiente. Foi possível, a partir do debate, entender como a gente deveria se organizar e quais seriam nossas principais frentes de luta. A nova chapa foi assim composta:
Isabella Vitória C. P. Pedroso - Diretora
Pedro Henrique O. Gomes – Vice Diretor
Paulo Alentejano (Chinelo) – Primeiro Secretário
Julia Berezevoya – Segunda Secretária
Luis Henrique Ribeiro (Marola) – Primeiro Tesoureiro
Luiza Chuva – Segunda Tesoureira
Leon Diniz – Comissão de Comunicação
Guilherme Monteiro – Comissão de Comunicação
Marcio Berbat – Coordenação de Publicação
Marilza – Vice coordenadora de publicação
Importante dizer que juntamente com a composição da chapa da diretoria, houve também a rearticulação do GT Urbana, cuja pauta principal é a mobilidade urbana. Dessa forma, a nova chapa da AGB RIO pretende
-
organizar o setor de comunicação, visando maior contato com os associados;
-
estabelecer uma relação mais próxima com o departamento de geografia da UERJ Maracanã, visando garantir um espaço adequado para o funcionamento da seção local;
-
realizar atividades e debates, objetivando fortalecer a discussão entre os associados bem como, propor ações porpositivas no espaço fluminense.
Ainda há muito o que se fazer. Por isso, contamos com a participação e apoio de todos e todas nesse importante processo que é a construção interminável da AGB RIO. À luta, portanto!