Seminário Recordar para não (re)viver: Lutas urbanas no contexto da ofensiva neoliberal

08/02/2021 21:46

O GT de Urbana da AGB-Rio convida todas/os para acompanharem o Seminário Recordar para não (re)viver: Lutas urbanas no contexto da ofensiva neoliberal, que acontecerá entre os dias 02 e 11 de março . 

Este seminário surgiu como uma proposta do Grupo de Trabalho (GT) de Urbana da AGB-Rio, e busca  discutir elementos cruciais das principais lutas urbanas que marcaram o Rio de Janeiro nos últimos anos. Temáticas como remoções forçadas, segurança pública / violência policial, privatização de serviços e equipamentos públicos, direito ao trabalho, aos transportes, à moradia, ao lazer e à educação serão debatidas junto com representantes de movimentos e articulações sociais e pesquisadoras/es que pautaram o debate sobre a cidade do Rio de Janeiro nos anos recentes. Além de realizar um resgate a respeito dos modelos de cidade em disputa e dos sujeitos coletivos que lutaram, r-exisitam , amargaram derrotas mas também tiveram importantes conquistas, será feito um esforço para analisar e  se preparar para o cenário político que se apresenta para os próximos anos no Rio de Janeiro:  uma gestão que já conhecemos mas que agora será executada em um contexto político e econômico completamente diferente,  podendo levar a novas formas de violência e de expropriação no espaço urbano. Já conhecemos as estratégias discursivas que são praticamente estandartes desta gestão: “revitalização” da cidade", “modernização” dos serviços e equipamentos públicos e planejamento estratégico. Como podemos nos preparar e nos organizarmos para o que virá, agora num cenário de recessão econômica?
O evento buscará discutir alguns eixos temáticos em 5 "mesas” virtuais, todas contando com a presença fundamental de representantes de movimentos que pautam as lutas urbanas por uma cidade mais justa e menos desigual.

Voltar

Contato

AGB-Rio
A AGB Rio se localiza na UERJ Maracanã
::: Rua São Francisco Xavier, 524. 4º Andar, Sala 4035 D. Maracanã, Rio de Janeiro, RJ :::